menu fechar menu

História da banda

Historia da Banda Municipal de santana

A Banda Municipal de Santana é uma instituição de aproveitamento dos de tempos livres da população de Santana.

Foi fundada a 4 de Abril de 1926, pelo senhor professor Crisóstomo Teixeira Rado Replica do Livramento que teve como colaboradores(fundadores) João Pinto Correia, Frederico Pinto Correia, João de Freitas Rocha, Vasco da Gama, Ernesto Maria Spínola, António Gomes Júnior, João Marques de Jesus, Jacinto de Pereira, Manuel Marques (O Baleia), João Marques da Silva (o Morgado), Alexandre Teixeira, João Gomes Granito, João Mendonça, Freitinhas e Alexandre Maria Spínola Falecido no dia 26 de Maio de 2000. Actualmente não existem fundadores vivos. O Sr. Crisóstomo foi também o 1º regente desta filarmónica tendo lhe seguido o Sr. Manuel Nascimento de Sousa, Manuel Augusto Figueiredo, Américo Câmara Leme e outros.

Actualmente é dirigida pelo professor Manuel Duarte da Silva Ferreira.

Desde a sua fundação, foi orientada por nove presidentes da direcção, como Crisóstomo Teixeira do Livramento, Padre Joaquim Fernandes, João Gabriel Teixeira Mendonça, Dr. João Auto Mendes, Dr. José Ferreira Prada, José Ireneu Vieira Fernandes, José Manuel Balseiro de Sousa e José Carlos Rodrigues de Abreu, Presidente desde 29 de Abril de 1988 e ainda hoje. Ganhou o 1º primeiro prémio num encontro de Bandas Realizado no Funchal em 22 de Novembro de 1931. A Banda tem como função, além da escola de música, animar as festas populares, religiosas, de carnaval, encontros de Bandas, etc, por toda a região.

Hoje este grupo é formado por 40 jovens (15 raparigas e 25 rapazes); tem uma escola de aprendizes que ensina e prepara os músicos para fazerem parte desta equipa, possui uma sede, inaugurada a 11 de Setembro de 2000 pelo o Sr. Presidente do Governo Regional, recebeu o título de Instituição de Utilidade pública a 4 de Novembro do mesmo ano e foi reconhecida de interesse social as suas actividades (Estatuto do Mecenato) em Setembro de 2001, realizou, no dia 4 de Abril de 2001, as suas Bodas de Diamante (75 anos de História).

Em Junho de 2001, esta banda deslocou-se a Castelo Branco num intercâmbio com sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense para o VII Encontro de Bandas de Pedrogão Pequeno, momento este muito importante pois tratou se da primeira saída desta banda da Região Autónoma da Madeira. De 30 de Abril a 4 de Maio de 2010, esta Banda deslocou-se a Londres (Inglaterra) onde representou a R.A.M. , no Dia da Madeira. No dia 4 de Abril de 2010, esta Banda comemorou 84 anos de vida.


Contador de Visitas

Hoje:

11

Ontem:

27

Sempre:

203884


Proximos Eventos

Nenhum evento a mostrar


Notícias recentes

90º Aniversário

Feliz Natal

A Banda Municipal de Santana vem por este meio dar os votos Replica Watches de feliz natal a todos os executantes, antigos músicos e todos aqueles que nos seguem e admiram o nosso trabalho, o nosso público. Um santo e feliz natal.

BMS na RTP Madeira

A RTP-Madeira gravou um programa denominado Musica no Coreto, com o intuito de divulgar o trabalho das filarmónicas da nossa Ilha. A Banda Municipal de Santana, marcou presença no passado dia 18 de Setembro. Aqui fica o vídeo do programa, para ver ou rever joinwatches.me.